Grupo SYSTRA trabalha na renovação da ferrovia entre Santa Fé do Sul e Campinas.
12 de julho de 2017

O grupo SYSTRA foi escolhido pela Rumo, para trabalhar nos estudos geotécnicos da ferrovia e também no projeto executivo das obras de infraestrutura.

Com aproximadamente 640 km de extensão, a ferrovia que liga Santa Fé do Sul, no extremo noroeste paulista e Campinas, no estado de São Paulo, é um corredor essencial para o escoamento das safras do centro-oeste ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos. Com isso, o grupo SYSTRA foi escolhido pela Rumo, concessionária de transporte ferroviário de cargas, para trabalhar nos estudos geotécnicos da ferrovia e também no projeto executivo das obras de infraestrutura.

O grupo tem participado de diversas fases do projeto, contemplando: levantamento de campo para cadastramento, com objetivo de obter uma avaliação visual das condições da ferrovia; estudos geotécnicos (sondagens e ensaios); levantamento aerofotogramétrico; topografia convencional; estudos das condições da plataforma e projetos executivos de drenagem, terraplenagem, geotecnia, contenções e via permanente de aproximadamente 25 km.

“Esse é um projeto muito desafiador, pois se trata de um corredor ferroviário importantíssimo que necessita de grandes melhorias na infraestrutura, e as soluções de engenharia devem ser concebidas de forma a não afetar a circulação dos trens” nos conta Daniel Tsukamoto Monteiro, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

Durante nossos 60 anos de história, temos participado dos mais distintos projetos ferroviários nos cinco continentes, intervindo tanto na renovação quanto na criação de novas linhas. Durante sua trajetória, a SYSTRA tem melhorado continuamente suas técnicas, aprendendo através de cada projeto executado. Essa experiência é um bem que permite afirmar que o Grupo tem as ferramentas e a expertise necessárias para apoiar os seus clientes, levando-os a atingir seus objetivos com sucesso.