SYSTRA PARTICIPA NO PROJETO DE BRT NO ABC PAULISTA
31 de maio de 2021

SYSTRA PARTICIPA NO PROJETO DE BRT NO ABC PAULISTA

A SYSTRA está colaborando no novo projeto de mobilidade da região do grande ABC, um BRT(Bus Rapid Transit/Ônibus de trânsito rápido) que vai ligar a região do ABC à capital Paulista, e com previsão de início de operação para final de 2022.

O Governo da cidade de São Paulo apresentou um novo projeto de BRT que liga a região do ABC à capital paulista. O BRT ABC será composto por faixas exclusivas e corredores em 17,3 km de extensão entre o centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São Caetano do Sul, Terminal Tamanduateí (São Paulo) e Terminal Sacomã (São Paulo). Os ônibus vão ter velocidade média prevista entre 19 km/h e 25 km/ dependendo do tipo de serviço, e serão ao todo 20 estações e três terminais. A demanda diária de passageiros será de aproximadamente 173.110 mil. A SYSTRA, através de toda sua expertise e experiência com BRT, vai atuar através de serviços de consultoria, estudos de demanda e de viabilidade técnica e operacional.

O custo de implementação do BRT é de R$ 860 milhões e as obras só devem começar em 120 dias. A previsão é de operar ao menos um trecho(por São Bernardo do Campo) a partir do final de 2022 ou início de 2023. O tempo de percurso vai variar entre 40 e 52 minutos, dependendo do tipo de serviço também, que pode ser expresso; semiexpresso e parador. Para o sistema, que contará com 82 ônibus elétricos de piso baixo. Todos os detalhes foram apresentados a prefeitos do ABC Paulista, no Consórcio Inrtermunicipal ABC, em Santo André no dia 20 de maio de 2021, pelo Governo do Estado de São Paulo e pela SYSTRA, que elaborou o projeto básico.

Segundo o engenheiro projetista Paulo Belisário, colaborador da SYSTRA e da ABC Sistema de Transporte, o terminal São Bernardo do Campo passará por adequações e será feito um novo terminal Tamanduateí.

“O BRT é um sistema automatizado e necessita de uma estrutura só para ele. Em São Bernardo do Campo haverá duas plataformas para ele. O CCO será no Terminal de São Bernardo do Campo” – explicou o técnico.

“Estamos no início dos trabalhos de campos e muitos itens podem ser modificados, quer por motivos ambientais, de desapropriação e técnicos” – disse o engenheiro na apresentação.

Segundo Belisário, o projeto executivo deve demorar de cinco a seis meses para ser concluído.


SÓLIDA EXPERIÊNCIA EM SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVO

Tendo em vista a grande experiência do Grupo SYSTRA em sistemas de transporte coletivo sobre trilhos (trens, metrôs, VLT) e no desenvolvimento dos sistemas BRT em todo o mundo, conseguimos integrar soluções de controle e comunicação que criam um ambiente mais confiável e produtivo para estes sistemas troncais por ônibus. Saiba mais sobre a nossa atuação em BRT no link a seguir: https://www.systra.com.br/pt_br/mercados/article/tc-via-brt



_ SAÍU NA MÍDIA
Confira o vídeo de apresentação do projeto BRT ABC
https://www.youtube.com/watch?v=BMaSF4SH24M

Veja a notícia que saiu na mídia:
https://www.youtube.com/watch?v=u_F4GpJfN3U

Fontes utilizadas no texto:
https://diariodotransporte.com.br/2021/05/20/brt-abc-saiba-mais-detalhes-em-nova-apresentacao-feita-pelo-governo-do-estado-a-prefeitos-nesta-quinta-20/
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-de-sp-apresenta-projeto-do-brt-ligando-regiao-do-abc-a-capital/

Voltar ao topo da página
SYSTRA Brasil RUA GOMES DE CARVALHO, 1510, VILA OLÍMPIA, SÃO PAULO - SP. TEL: (11) 3048-9300 | Email : brasil@systra.com