SYSTRA conquista maior projeto de consultoria no Brasil.
18 de setembro de 2020

SYSTRA conquista maior projeto de consultoria no Brasil.

A SYSTRA recebeu uma atribuição altamente estratégica no Brasil para realizar estudos de modelagem para a concessão de serviços ferroviários públicos de passageiros a operadoras privadas.

Este projeto, o maior já conquistado pela equipe de Consultoria da SYSTRA Brasil, será executado em nome do nosso cliente Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, como parte do consórcio GPO-SYSTRA-CESCON RHEIN. Juntos seremos responsáveis por realizar os estudos preliminares para a concessão de todas as redes de transporte urbano operadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que opera nas Regiões Metropolitanas de Natal, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte e Maceió, e TRENSURB, operadora do metrô da Região Metropolitana de Porto Alegre.”

Ao falar sobre este novo contrato, o Diretor da Consultoria Paulo Eustáquio Torres de Carvalho afirmou: “A iniciativa de outorgar concessões para estas linhas é fundamental para a evolução da malha ferroviária de passageiros no Brasil. Concessões existentes no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo vêm expandindo suas redes nos últimos anos, enquanto os sistemas sob gestão pública mal se desenvolvem. Temos o prazer de dar uma contribuição significativa para o crescimento e modernização dos serviços ferroviários de passageiros em todo o país."

Melhorando a experiência do usuário

O setor privado é visto como tendo a agilidade e produtividade necessárias para a gestão eficaz dos serviços e com capacidade de investimento para implementar projetos de expansão do metrô e aumentar o uso de tecnologias de ponta. A melhoria da integração com outros modais de transporte é outro benefício esperado para os passageiros, além da atualização dos sistemas, que deve atrair mais usuários e reduzir o tempo de viagem.

Uma equipe experiente

Nossas equipes tiveram a oportunidade de trabalhar em projetos semelhantes no Brasil, por exemplo, no desenvolvimento da Parceria Público-Privada (PPP) para o metrô de Belo Horizonte em 2009, na modelagem de demanda de transporte para o metrô do Rio de Janeiro, e até mesmo no projeto da linha de alta velocidade ligando Rio a São Paulo.

Com o andamento dos projetos de privatização das infraestruturas de transporte no Brasil, nossas equipes têm trabalhado regularmente nesses tipos de serviço, seja para auxiliar o setor público no processo de concessão, seja para realizar due diligence técnica (estudos de demanda e receitas tarifárias futuras, estimativa de investimentos e operações custos) para investidores do setor privado interessados.