Com a inauguração da ponte Sheikh Jaber Al-Ahmad Al-Sabah, a SYSTRA assina um projeto de referência no Kuwait.
10 de maio de 2019

Com a inauguração da ponte Sheikh Jaber Al-Ahmad Al-Sabah, a SYSTRA assina um projeto de referência no Kuwait.

No dia 1° de Maio, a SYSTRA celebrou a inauguração oficial da ponte Sheikh Jaber Al-Ahmad Al-Sabah, também conhecida como Ponte Subiyah, no Kuwait.

Essa infraestrutura, construída em nome da Autoridade Pública para Estradas e Transportes do Kuwait (PART), é uma das mais longas pontes marítimas do mundo e estabelece um recorde: 34,1km de ponte construída sobre o mar. Essa nova travessia aproxima a Cidade do Kuwait com a cidade de Madinat Al Hareer, uma futura zona franca no norte do país, que tem o intuito de criar um hub central para os países do Golfo em 2030. Ao projetar essa infraestrutura única, a SYSTRA confirmou sua posição como líder mundial em engenharia de obras de arte especiais.

Uma infraestrutura extraordinária

A nova ponte liga a capital do Kuwait no sul da baia até a região de Subiyah no norte do Emirado, através de 36,1km de proezas técnicas em sua seção principal. Adicionando ainda a seção de 12,4km, permitindo que a área de Doha se conecte a oeste, a estrutura é uma das mais longas vias marítimas do mundo, com um comprimento total de 48,5km.

Por cinco anos a SYSTRA trabalhou para o consórcio formado pela empresa sul-coreana Hyundai E&C e o grupo kuwaitiano CGCC, onde foi confiada a responsabilidade do projeto executivo da seção principal da via.

A seção principal engloba uma ponte marítima com 26,4km de comprimento incluindo uma ponte estaiada com 340m de extensão total e um vão principal de 177m, uma ponte terrestre de cerca de 4,5km assegurando conexão com o entroncamento de Ghazali, duas ilhas artificiais, dois grandes aterramentos marítimos e duas marinas projetadas por nosso subcontratado Artelia Gulf, 30 edifícios com área total de 16.000 m² para gerenciamento e manutenção da infraestrutura do projeto, entre as quais uma torre panorâmica para visitantes, bem como todos os sistemas elétricos e mecânicos.

Inovação no centro de nossos projetos

O acúmulo de regras não padronizadas e os desafios técnicos a serem superados em um ambiente desértico e marinho levaram a SYSTRA a implementar soluções técnicas e econômicas de ponta nunca utilizadas em tal escala.

“A opção de propor pilares únicos para apoiar a estrutura, mesmo em um contexto geológico desfavorável, permitiu a estabilidade, reduzindo significativamente os efeitos sísmicos, a necessidade de recursos naturais e o risco de dispersão concreta no mar”, explica Mohamed Akraa, diretor do projeto. A oportunidade para a SYSTRA propor uma novidade mundial: Concreto pré-moldado em um pátio de fundição dedicado de 40 a 60 metros de extensão, de 950 a 1.600 toneladas respectivamente, usando um sistema de pré-tensão, foi uma das chaves do sucesso do projeto. Estes métodos de construção permitiram que os impactos nos ecossistemas marinhos, bem como os riscos de construção associados a obras longe da costa, fossem significativamente reduzidos.

Um projeto de sucesso graças a nossa equipe internacional

Entre 2013 e 2016, foram produzidos 14.650 projetos por mais de 250 especialistas da SYSTRA envolvidos no projeto. A coordenação bem-sucedida de equipes multiculturais na França, Índia, Kuwait, Dubai e Coréia também foi crucial para o sucesso do projeto. “Com a gestão do projeto feita em Paris e com o apoio da equipe de coordenação alocada no Kuwait, combinamos nosso know-how, unimos as diferenças culturais e gerenciamos os fusos horários. Essas equipes interconectadas perfeitamente como uma só, nos permitiram realizar o projeto com sucesso e dentro do prazo previsto”, acrescentou Mohamed Akraa.

Voltar ao topo da página
SYSTRA Brasil RUA GOMES DE CARVALHO, 1510, VILA OLÍMPIA, SÃO PAULO - SP. TEL: (11) 3048-9300 | Email : brasil@systra.com