Bogotá escolhe SYSTRA para projetar o seu primeiro Metrô
18 de maio de 2017

Bogotá escolhe SYSTRA para projetar o seu primeiro Metrô

SYSTRA CONTRIBUI COM TRANSPORTE PÚBLICO EM BOGOTÁ

O projeto de metrô é o resultado do trabalho de vários estudos realizados pela SYSTRA desde 1980. As equipes do Grupo estão, portanto, extremamente familiarizadas com o objetivo do projeto e seu contexto.

Atualmente, o transporte público na capital Colombiana é composto por mais de 100 km de pistas de BRT. Chamado TransMilenio, este BRT terá acesso ao Metrô da região.

Com uma população estimada em 8,3 milhões até o ano de 2020, é fundamental investir em infraestruturas a favor dos habitantes.

Associados a um renomado parceiro local, estamos prontos para o desafio de conceder a Bogotá, em 2023, a sua primeira linha de Metrô.

DESIGN RÁPIDO E RENOVAÇÃO URBANA

O objetivo do projeto é construir a primeira linha de Metrô da cidade em um viaduto em formato de “U”, que terá 25 km de comprimento e 15 estações. Este formato permite uma construção mais rápida, levando em conta o quadro sísmico da região.

A linha fornecerá aos habitantes do Sudoeste, região onde a demanda por mobilidade é a mais alta, acesso direto ao centro da cidade. A rota segue principalmente a Avenida Caracas, uma importante artéria de transporte da capital, que receberá ao mesmo tempo uma renovação urbana.

UM PROJETO ESPERADO PELA POPULAÇÃO

Os primeiros estudos de uma linha de metrô em Bogotá foram realizados na década de 1940, e o último estudo assinado pelo Grupo em 2016.

Agora, de volta aos trilhos, o comissionamento da primeira linha está programado para 2022-2023.

Esta nova forma de transporte está tornando-se cada vez mais necessária: o uso da linha deverá ser de cerca de 650.000 passageiros por dia, e certamente, será a espinha dorsal de uma rede mais ampla de metrô.

As autoridades colombianas esperam que, até 2030, 80% dos habitantes tenham acesso fácil às redes de transporte urbano (BRT ou Metrô) a menos de um quilômetro de sua casa.

A SYSTRA E O SISTEMA METROVIÁRIO BRASILEIRO

No Brasil a SYSTRA possui diversos projetos na área de metrôs e trem metropolitanos. Para citar alguns, trabalhamos no projeto básico de restauração das estações da linha 12 Safira da CPTM, e também o da Estação Perdizes da linha 6 - Laranja do Metrô/SP.

Voltar ao topo da página
SYSTRA Brasil RUA OLIMPÍADAS, 100, VILA OLÍMPIA, SÃO PAULO - SP. TEL: (11) 3048-9300 | Email : brasil@systra.com