SYSTRA e Louis Berger iniciam contrato do BRT de Assunção.
A SYSTRA e a Louis Berger começaram a trabalhar no contrato de apoio técnico à execução do Programa de Reconversão Urbana, Modernização do Transporte Público Metropolitano e Oficinas do Governo. Atuando diretamente nas obras do primeiro BRT de Assunção – Paraguai, o maior projeto de engenharia da mobilidade realizado na capital do país.
O projeto que possui extensão de 17 km, passando por 25 estações e 2 terminais, e que no inicio de sua operação pretende transportar aproximadamente 12 mil passageiros, Hora/sentido, consiste no estabelecimento progressivo de um sistema de transporte integrado e eficiente para a capital paraguaia, que prioriza o deslocamento em ônibus de alta capacidade através de vias exclusivas.
Cruzando as municipalidades de San Lorenzo, Fernando De La Mora e Assunção, o BRT será acompanhado de um projeto de revitalização do Porto de Assunção, por meio de uma PPP para o desenvolvimento de infraestruturas em áreas estaduais e municipais, que acarretará na criação de um polo ativo de desenvolvimento urbano, trazendo mais qualidade de vida e emprego para os cidadãos.
Obras do BRT de Assunção
A coordenadora do contrato, Arq. Monica Leiro Rufato, nos conta; “Sem dúvida nenhuma esse é o maior projeto de transporte já realizado na capital do país e municípios vizinhos, tanto em complexidade quanto em valores investidos. A SYSTRA contará com mais uma grande experiencia que envolve esforços técnicos, supervisão de obras, coordenação e logística entre todas as áreas (social, ambiental, jurídica, etc).
Grupo SYSTRA na América Latina
O Grupo SYSTRA possui história de sucesso na América Latina. Desde os anos 60, o grupo desenvolveu mais de 40 contratos para o metrô da Cidade do México, e mais de 20 para o metrô de Caracas. Havendo também trabalhado em mais de 80% da rede de transporte da cidade de Santiago de Chile.
Esta participação ativa no desenvolvimento das redes de transporte urbano do continente não é negada hoje, uma vez que a SYSTRA atualmente trabalha no comissionamento do sistema CBTC na linha 1 do metrô de Santiago e fornece assistência técnica para a criação das novas linhas 3 e 6 do metrô da capital chilena. Além disso trabalhamos avidamente no projeto do metrô de Bogotá, uma das maiores infraestruturas de mobilidade da América Latina.