Nova cartilha da SYSTRA sobre Mobilidade Autônoma
28 de fevereiro de 2022

Nova cartilha da SYSTRA sobre Mobilidade Autônoma

Divulgamos a nossa mais recente publicação técnica que nos convida a pensar na mobilidade autônoma para além do veículo, reforçando a necessidade de pensarmos em sistemas e considerarmos os diferentes serviços relacionados à mobilidade autônoma.

MOBILIDADE AUTÔNOMA PARA ALÉM DO VEÍCULO

A SYSTRA vem trabalhando na automação de transportes há várias décadas. Desde 1975, quando foram realizados os estudos para a VAL em Lille, o Grupo se estabeleceu como referência neste campo, e participou da construção da metade das redes de metrô e shuttles automáticos no mundo. Em 2018, nossas equipes demonstraram a nossa liderança nesta área com a nossa primeira publicação sobre o tema: Automated And Autonomous Public Transport: Possibilities, Challenges And Technologies.

Este ano, o escopo da reflexão é estendido à mobilidade rodoviária, e mais especificamente aos benefícios, viabilidade e desafios das tecnologias autônomas aplicadas aos sistemas autônomos de transporte de passageiros. Neste livreto, mostramos que a transição para a mobilidade autônoma requer a concepção de serviços em resposta às necessidades territoriais, bem como a engenharia de sistemas de transporte. E nos inspiramos nas boas práticas observadas em todo o mundo para identificar os desafios inevitáveis de um projeto de mobilidade autônoma.

"Os veículos autônomos continuam a interessar os agentes da mobilidade, prometendo melhorar a segurança, a qualidade do atendimento e o surgimento de serviços novos e mais modernos. Entretanto, o veículo autônomo não é uma solução milagrosa e a introdução desta tecnologia - ainda em teste - em nossas redes de transporte dependerá da viabilidade técnica, que ainda precisa ser demonstrada, e da real utilidade do serviço desejado para os usuários. É por isso que nossa experiência histórica em consultoria e engenharia de transporte pode fornecer uma resposta relevante a estes novos tópicos". MATHIEU MARTIN, NOVO GERENTE DE PROJETOS DE MOBILIDADE DA SYSTRA

Os veículos autônomos oferecem uma série de benefícios para os serviços de mobilidade, incluindo maior segurança rodoviária e melhor qualidade e otimização da operação. Entretanto, a implementação de serviços desta natureza vai além da aquisição de novos veículos. A transição para a mobilidade autônoma exige o projeto de um serviço que atenda às necessidades das áreas, bem como a engenharia de sistemas de transporte. Nesta publicação, a SYSTRA esclarece as principais questões em torno de um projeto de mobilidade autônoma e se baseia nas melhores práticas do mundo.

Para acessar a notícia original desta publicação em inglês/francês, acesse o site do grupo SYSTRA nos links abaixo
https://www.systra.com/en/systras-new-booklet-on-autonomous-mobility/
https://www.systra.com/en/disruptive-transport/

Voltar ao topo da página
SYSTRA Brasil RUA GOMES DE CARVALHO, 1510, VILA OLÍMPIA, SÃO PAULO - SP. TEL: (11) 3048-9300 | Email : brasil@systra.com