Nova Mariginal Tietê - DERSA

Nova Mariginal Tietê - DERSA

A SYSTRA desenvolveu para a DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, o Projeto de Engenharia, Detalhamento Executivo, Serviços Técnicos Especializados de Apoio e Acompanhamento Técnico às Obras (ATO), de Adequação Viária da Nova Marginal Tietê, situada no município de São Paulo.

O DESAFIO

A Marginal Tietê possui volume de tráfego superior ao registrado em qualquer outro corredor viário no Brasil (estando inclusive entre os maiores do mundo), tanto na hora-pico como no horário entre pico. As pistas da Marginal Tietê, em seus dois sentidos, apresentam volume total de tráfego estimado de até 1,2 milhão de veículos/dia. Deste total, cerca de 20% são veículos comerciais de maior porte, como caminhões e ônibus. São encontrados congestionamentos frequentes e nível de serviço inadequado em 12 a 15 horas dos dias úteis.

Projetada para funcionar como um sistema viário de trânsito rápido (de passagem), a Marginal Tietê passou a receber também o tráfego local de veículos que se deslocam dentro da cidade, devido à crescente ocupação de seu entorno, contribuindo ainda mais para o aumento dos congestionamentos.

Diante deste cenário, tornou-se uma prioridade para o Governo do Estado de São Paulo (através da DERSA) melhorar a qualidade do serviço na Marginal Tietê e a sua capacidade viária para a manutenção da mobilidade metropolitana de São Paulo e regiões adjacentes. Para isso, identificou-se a necessidade de reconstrução do sistema, com a adequação de seus acessos e saídas, a construção de novas pontes e viadutos e a implantação de mais pistas e faixas de rolamento, aliados à uma operação mais eficaz.

A proposta viária caracterizou-se pela construção de mais uma pista para cada sentido da Marginal Tietê, passando assim a possuir três pistas ao invés das duas existentes - denominadas pista expressa, pista central e pista local. Esta nova configuração visou aumentar em mais de 50% a capacidade atual da Marginal Tietê.

NOSSA MISSÃO

Entre 2009 e 2010, a SYSTRA atuou nos serviços de elaboração do projeto de engenharia, detalhamento executivo, serviços técnicos especializados de apoio e acompanhamento técnico às obras (ATO), para o Lote 2 da Adequação Viária da Nova Marginal Tietê. Nossa atuação ocorreu desde a concepção das soluções (projeto funcional) até o detalhamento das metodologias construtivas, passando pelo acompanhamento técnico permanente das obras, a fim de garantir a correta implantação das soluções de projeto.

Com o desenvolvimento deste projeto, a Marginal Tietê, que antes apresentava uma configuração básica com 3 a 4 faixas na pista local e 3 a 4 faixas na pista expressa (com variações localizadas) separadas por um canteiro central, passou a ter a configuração com vias expressas (2 a 5 faixas – vel. diretriz de 90 km/h), vias centrais (2 a 4 faixas - vel. diretriz de 80 km/h) e vias locais (2 a 6 faixas - vel. diretriz de 70 km/h), totalizando quase 36 km de extensão de vias.

Além da ampliação de capacidade das vias da Marginal Tietê, foram projetadas baias para estacionamento de veículos, baias para parada de ônibus, baias de visibilidade, área de apoio (PAT da Polícia Militar), adequação dos acessos lindeiros, adequação dos ramos e das seguintes interseções: Ponte das Bandeiras, Ponte Cruzeiro do Sul, Ponte Vila Guilherme, Ponte da Vila Maria, Interligação com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116/SP) e Ponte do Tatuapé.

Os trabalhos desenvolvidos compreenderam:

  • Implantação de vias segregadas, em superfície, nas duas margens do rio, praticamente sobre a atual pista e os canteiros existentes, ocupando a “faixa de domínio” da atual Marginal Tietê;
  • Reconstrução das vias existentes, adequando-as à nova geometria;
  • Intervenções no sistema viário existente para prolongamento de alças de acessos aos viadutos existentes;
  • Introdução de novos viadutos e pontes e/ou melhorias na ligação com o sistema viário lindeiro, especialmente na interligação com as rodovias que convergem para as pistas da Marginal;
  • Implantação de sistema de sinalização viária: horizontal, vertical e painéis de mensagem variável, compatíveis com a operação definida para o novo sistema viário;
  • Recuperação e ampliação do sistema de drenagem existente;
  • Implantação de projeto paisagístico, melhorando a paisagem da Marginal Tietê e seu entorno direto através do plantio de árvores, arbustos e obras complementares;
  • Implantação de projeto urbanístico obedecendo às diretrizes do Plano Diretor Estratégico, de forma a promover melhores condições de tráfego e urbanas, revitalizando áreas degradadas e proporcionando aumento das áreas verdes.
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