Estudo de mobilidade urbana e integração modal na área de influência dos principais aeroportos da infraero

Estudo de mobilidade urbana e integração modal na área de influência dos principais aeroportos da infraero

O Desafio
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO – é responsável pela administração de grande parte dos principais aeroportos do país, possibilitando o transporte de mais de 130 milhões de passageiros por ano.
O aumento expressivo do número de passageiros e a conurbação das áreas próximas aos sítios aeroportuários nos últimos anos reduziu significativamente a acessibilidade dos terminais, impactando diretamente na qualidade do transporte aéreo nacional.

Nossas Missões
Através de estudos técnicos especializados em engenharia de transporte e tráfego, a SYSTRA avaliou e propôs soluções para melhoria da mobilidade urbana e integração modal na área de influência de 17 aeroportos administrados pela INFRAERO em 13 cidades localizadas nas diferentes regiões do país:

Rio de Janeiro: Jacarepaguá, Santos Dumont e Galeão;
São Paulo: Congonhas e Guarulhos;
Campinas: Viracopos;
Recife: Gilberto Freyre;
Salvador: Luís Eduardo Magalhães;
Porto Alegre: Salgado Filho;
Curitiba: Afonso Pena;
Cuiabá: Marechal Rondon,
Brasília: Juscelino Kubitschek;
Manaus: Eduardo Gomes;
Belém: Val-de-Cans;
Campo Grande: Antônio João.

As atividades desenvolvidas foram dividas em 4 etapas.

1 Diagnóstico da situação atual

  • Análise socioeconômica do perfil dos passageiros de transporte aéreo;
  • Análise de projetos viários futuros para o entorno dos aeroportos;
  • Análise da rede cicloviária e de transporte público das cidades com o objetivo de atender aos usuários dos aeroportos;
  • Análise dos elementos utilizados para o caminhamento de pedestres, assim como a existência de mecanismos para facilitar a circulação;
  • Análise das áreas dedicadas à operações de carga e descarga nos aeroportos.

2 Estudos de alternativas

  • Dimensionamento do estacionamento e do uso do meio-fio nas áreas de embarque e desembarque;
  • Estudo de integração do aeroporto com o transporte público da cidade;
  • Plano de circulação das ruas e avenidas do entorno e do sistema viário internos do aeroporto;
  • Análise operacional de diversas alternativas através de microssimulação (software Aimsun);
  • Seleção da melhor configuração para intervenções
  • Elaboração de projetos funcionais de geometria e sinalização das propostas.

3 Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental - EVTEA

  • Avaliação de indicadores de desempenho;
  • Comparação dos custos de implantação das soluções com os benefícios gerados aos usuários através do HDM-4;
  • Proposição e orçamento de medidas mitigadoras para os possíveis impactos ambientais.

5 Outras tarefas complementares

  • Realização de pesquisas de campo (contagem classificada de veículos, tempo de fila);
  • Geração das matrizes origem/destino de viagens considerando a cidade e o aeroporto;
  • Calibração de redes de simulação de tráfego da área de influência dos aeroportos;
  • Projeção de demanda futura para simulação de cenários (exemplo: copa do mundo FIFA 2014).
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