Bus Rapid Transit (BRT) Manaus - Projeto Basico

Bus Rapid Transit (BRT) Manaus - Projeto Basico

SISTEMA ESTRUTURAL DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS DE MANAUS: ESTUDOS DE PLANEJAMENTO E PROJETOS FUNCIONAL E BÁSICO DE UM BUS RAPID TRANSIT (BRT) NO MUNICÍPIO.

O DESAFIO

Escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Manaus, capital do Amazonas, necessitava de uma reestruturação de seu sistema de transporte, a partir da implantação de sistemas e tecnologias avançadas que trouxessem fluidez e confiabilidade ao tráfego, conforto e segurança aos usuários, e que tivessem capacidade para atender a demanda esperada com o crescimento do turismo. Como legado, o ganho de eficiência do transporte contribuiria para o incremento da produtividade econômica e para a mitigação das desigualdades urbanas no município.

Neste contexto, propôs-se a implantação de um sistema BRT (Bus Rapid Transit) nos principais eixos de transporte de passageiros do município, interligando a Praça XV de Novembro, no centro da cidade, à região de Cidade Nova, ao norte, através de um anel de transporte formado pelos corredores Leste e Norte; juntos, os corredores projetados acrescentariam à rede 40 km de extensão e 43 estações, com capacidade para até 40 mil passageiros/h/sentido.

NOSSA MISSÃO

A SYSTRA atuou na reestruturação do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Manaus com equipes especializadas que desempenharam as seguintes atividades:

Projeto Funcional dos corredores Leste e Norte:

  • Caracterização socioeconômica e demográfica de Manaus e de sua Região Metropolitana;
  • Levantamento de dados de tráfego e de transporte coletivo;
  • Caracterização urbana e da infraestrutura de transportes do município (sistemas e serviços ofertados e diagnóstico do transporte coletivo);
  • Levantamento dos projetos de transporte em implantação na área de influência do projeto;
  • Análise comparativa sobre diferentes tecnologias de transporte disponíveis para atender à demanda de Manaus;
  • Proposição da diretriz de traçado e da localização de estações e terminais do BRT – Corredor Leste;
  • Estudos de demanda e microssimulação operacional do corredor, a partir dos dados da Pesquisa OD Domiciliar de 2005;
  • Reestruturação da rede de transporte coletivo (integração com os serviços de ônibus, lotações, barcas, dentre outros);
  • Levantamentos de campo (levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, sondagens e ensaios, avaliação funcional e estrutural do pavimento, cadastro de imóveis a serem desapropriados);
  • Cadastro de interferências.

Especificações técnicas de veículos e sistemas

  • Tecnologia veicular, controle semafórico, sistema de cobrança, Sistemas Inteligentes de Transporte - ITS, serviços aos usuários).

Projeto Básico de Obras Civis e Sistemas Fixos dos corredores Leste e Norte:

  • Dimensionamento de estruturas e sistemas, definição dos métodos construtivos a serem adotados e elaboração de planilhas de orçamento para as seguintes especialidades:

- Geometria viária;

- Edificações (arquitetura, estruturas e fundações, instalações elétricas e hidráulicas prediais, sistemas mecânicos, dentre outros);

- Terraplenagem;

- Pavimentação;

- Drenagem;

- Obras-de-arte especiais;

- Sinalização horizontal, vertical e semafórica;

- Paisagismo;

- Iluminação Pública;

- Comunicação visual.

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