Detalhes técnicos
Cliente
Secretaria de Transportes do Estado do Pará – SETRAN/PA
Datas

Início em 1990

Missão
Logística e Transporte de Carga; Rodovias; Tráfego Urbano e Rodoviário; Estudos de operação viária; Gerenciamento.
Local
Belém, Pará – Brazil

Implantação de sistema rodoviário no leste do Estado do Pará – Alça viária de Belém.

O DESAFIO

O Estado do Pará, por meio da Secretaria de Transportes do Estado do Pará – SETRAN/PA, iniciou na década de 1990 um extenso programa de implantações e melhorias em sua malha rodoviária, destacando-se o Sistema de Integração do Leste Paraense – SILP, composto por um conjunto de implantações rodoviárias visando estruturar o sistema viário principal da região, visto seu significativo potencial de expansão socioeconômica. 

A região Leste Paraense, através do SILP, tem influência direta e indireta sobre 94 municípios e espaço geográfico de 460,4 mil km², região com elevado potencial de dinamismo em termos econômicos e sociais, abrigando mais de 4 milhões de habitantes com geração de significativa receita tributária do Estado. 

Registra-se por oportuno, o Distrito Industrial de Barcarena, onde estão implantados os empreendimentos como a Albrás/Alunorte, Pará Pigmentos e Caulim da Amazônia, além de outros importantes núcleos geradores de transporte no Estado como a Região Metropolitana de Belém, o Distrito Industrial de Ananindeua e Icoraci, o Porto de Vila do Conde, sem contar os emergentes polos do Sudeste e Sul do Estado, em processo acelerado de ocupação e expansão da fronteira produtiva com destaque para Marabá, Paraupebas, Santana e Conceição do Araguaia e Tucuruí. 

Nesse contexto, a implantação do Sistema de Integração do Leste Paraense – SILP tornou-se fundamental, sendo a Alça Viária de Belém parcela relevante do empreendimento citado, compreendendo a ponte sobre o Rio Guamá e seu trecho rodoviário de ligação à BR-316, pontes sobre os rios Moju Cidade, Acará e Moju Jaguarari, trechos complementares da nova alça rodoviária, e serviços complementares na BR-010/316, PA-151 e PA-475. 

NOSSA MISSÃO 

Colaborar com o sucesso do empreendimento, com a execução dos serviços de gerenciamento, supervisão e fiscalização da Alça Viária de Belém, envolvendo:  

  • Gerenciamento Geral da Implantação; 
  • Planejamento, Programação e Controle; 
  • Elaboração do Sistema de Informações Gerenciais; 
  • Acompanhamento Físico, Econômico e Financeiro; 
  • Gerenciamento Eletrônico da Documentação; 
  • Relatórios Técnicos e Administrativos; 
  • Treinamento para Operação do Sistema de Informações Gerenciais; 
  • Apoio à Administração do Programa; 
  • Elaboração do Orçamento de Referência; 
  • Coordenação dos Projetos; 
  • Estudos Ambientais; 
  • Apoio à Obtenção de Licenças, Liberação de Áreas, Desapropriações e Remanejamento e Indenização da População Afetada; 
  • Supervisão e Fiscalização das Obras e Serviços; 
  • Controle de Qualidade dos Serviços de Pavimentação, Estruturas de Concreto e Fundações, Controle Geométrico e Topográfico, Controle Ambiental. 

O essencial do projeto

  • Logística e Transporte de Carga, Rodovias, Tráfego Urbano e Rodoviário
  • Estudos de operação viária, Gerenciamento
  • Extensão viária superior a 70 km;
  • 4,5 km de pontes.
Ponte sobre o rio Guamá: 
  • Extensão de 1.977,30 m e largura de plataforma 12,40 m, com vãos principais em estrutura estaiada, de comprimentos 131,20 m, 320,00 m e 131,20 m, e estruturas de acesso, em vigas pré-moldadas, com vãos de 45,00 m de extensão; 
  • As fundações da ponte são constituídas por 342 estacas pré-moldadas de concreto protendido ø = 80 cm, 116 estacas pré-moldadas de concreto armado e ø = 50 cm e 109 estacas tubadas ø = 80 cm.